domingo, 5 de junho de 2005

Portugal no seu melhor!

Fui ao Alentejo. O Alentejo é um sítio giro, fica para lá do Tejo antes de Espanha. Espanha é aquele sítio onde se compram caramelos, daqueles que se colam aos dentes, porque os Werther’s vêm da Alemanha, que é um bocado mais longe.

Como eu estava a dizer, o Alentejo é um sitio giro e como todo o sitio que se preze tem um sucursal canalhona, sim porque nós qualquer dia temos um império maior que a caixa geral de depósitos. Mas isto já não tem nada a ver com o meu passeio.

Estive numa terrinha que se chama Portagem, ali para os lados de Marvão. Chama-se Portagem porque tem lá uma ponte romana e no tempo dos romanos era preciso pagar portagem para lá passar. Felizmente, os romanos foram-se embora ou morreram todos, e então eu pude passar a ponte sem pagar, isto é uma afirmação muito sovina, mas os tempos estão maus.

Isto tudo para agora chegar à parte importante, atenção, rufam os tambores, pronto, já podem parar!

E eis que surge a pergunta, mas afinal o que é que havia lá na terrinha?!

Pois é, à beira rio plantado estava um grupo de tugas a fazer o seu belo piquenique!

Ah pois é, desenganem-se, mas o verdadeiro espírito do piquenique tuga ainda existe, com o grelhador para assar a febra e a entremeada, os garrafões de tinto e as geleiras. Não tive oportunidade de ver quais eram os restantes petiscos, mas arrisco no arroz de frango e nos pastelinhos de bacalhau. As senhoras trajavam de negro, que cai sempre bem num dia soalheiro com o termómetro a chegar aos 30ºC, e usavam panamás na cabeça. Alguns homens tinham bigode, alguns usavam chapéu, o senhor de serviço ao grelhador tinha um avental branco, isto espantou-me, uma t-shirt branca toda gordurosa é sempre mais fashion. Resta dizer que a camioneta da excursão ficou do lado de cá do rio.

Para completar o roteiro turístico, a piada de local em questão é que tem uma espécie de piscina fluvial, no rio Sever, a água é gelada, como toda a água corrente deve ser, por isso podem lá ir, que eu recomendo. Para quem não gostar de febras e vinho tinto, ouvi dizer que ali bem perto, mas do lado espanhol, hay una piscina como esto pero donde nuestros hermanos piquenicam (bela palavrinha) paella!

sai um pastelinho de bacalhau...

1 comentário:

grão de pó disse...

portagem também é um bom sítio para aliviarem a carga que se encontre dentro de uma jipose com material de pesca eléctrica e afins...

(recuerdos de lo mestrado)