O principio da saúde na Holanda.
Marco 2008: Queda da bicicleta resultando num cotovelo deslocado e numa grande dor de cotovelo. Três semanas e um acidente de dança depois põe o cotovelo de novo no sitio. Como continua a dor de cotovelo vamos la a medica de família só para ter a certeza que não se partiu nada. O cotovelo continua um pouco inchado, mas a medica não vê nada de anormal. Pergunta da medica: Consegue dormir? Minha resposta: Sim. Diagnostico da medica: se consegue dormir não se preocupe que não tem nada partido ou danificado, faca umas sessões de fisioterapia que isso passa-lhe.
Fisioterapia? Ate dava se eles não trabalhassem das 9 as 17 de segunda a sexta, o que por curiosidade e durante o meu horário de trabalho... Solução: faz-se natação que geralmente ajuda.
Seguintes nove meses: algumas dores de cotovelo mas nada de especial. consegue-se viver com dor de cotovelo.
Duas semanas atrás:
Quarta-feira: o braço deixa de abrir completamente, ou seja, já não estica...
Sábado a noite: dor de cotovelo insuportável. Não há analgésicos que a matem... Resultado: uma noite em claro sem dormir.
Domingo: consulta de urgência no hospital para ver se me tiram a dor de cotovelo. Observação do medico: isso parece estar inflamado. Tome la um anti-inflamatório e daqui a três dias se não passar vá a medica de família.
Terça: consulta com a medica de família. Volta-se a contar a historia da queda em Marco. Pergunta da medica: mas em Marco conseguia dormir! "Sim, mas doía-me o cotovelo" Ah! mas conseguia dormir! "Sim mas doía-me o cotovelo" Mas conseguia dormir e agora já não consegue!
Toca aqui, toca ali, dói que não dói, senta-se na cadeira a pensar, levanta-se outra vez. Toca que não toca e dói que não dói. Resultado: agora não posso fazer nada porque tem o cotovelo muito inchado. Faca duas consultas de fisioterapia e volte mais tarde.
Eu ja com cara de poucos amigos faço a medica repensar as opções dela e ela la se decide a marcar uma consulta com o ortopedista. Telefona para o hospital e... que surpresa!!! Não a consultas livres nos próximos tempos e não há consultas de emergencia.
A medica desliga o telefone olha para mim, explica que não há consultas e sai-se com a seguinte decisão: "Bem, voltamos ao meu plano original, faca umas sessões de fisioterapia para ver se melhora. Ate porque eu sentir-me-ia embaraçada de a mandar ao especialista, porque a única coisa que ele poderia fazer neste momento e um DIAGNOSTICO! (Afinal quem e que precisa de diagnósticos?!) E a fisioterapeuta também pode ver o que se passa com o cotovelo!"
Raio X para ver se esta alguma coisa partida? Para que?
Ecografia ou TAC para ver se há alguma rotura nos músculos? Para que?
Eu la me resignei a ir a fisioterapeuta, ate porque a outra opção seria eu bater na medica e visto que eu sou dextra e que me doía o cotovelo direito não dava la muito jeito para dar um murro a medica.
Terça de tarde la vou eu a fisioterapeuta. A pobre bem tentou perceber o que se passava com o meu cotovelo, mas visto que ela não tinha visão raio X como o super homem perguntou o lógico: "Raio X fez algum?" Óbvio que não... la foi a fisioterapeuta pedir a medica pa me mandar fazer um raio X.
De tarde telefona-me a medica a perguntar se eu já sabia o resultado do Raio X (óbvio que não porque os resultados eu nunca os vejo, pois vão directos para o medico de família), a perguntar como estava a minha dor de cotovelo e a oferecer-se para me dar um analgésico um pouco mais forte... algo da família da morfina!! E que estava preocupada que eu perdesse o movimento do braço!
Com tudo isto... 9 meses depois do acidente la consegui que me fizessem um raio X, do qual aparenta que eu tenho uma calcificação no cotovelo. Ontem finalmente fui a consulta de especialidade para ver porque e que o meu braço não estica e o medico fez o óbvio... marcou-me um TAC para ver o que se passa. Isto tudo porque a alma brilhante que me calhou como medica de família achava que se eu conseguia dormir não havia nada de errado comigo. Na minha opinião ela devia estar convencida que eu tinha uma simples dor de cotovelo psicológica e não física....
E como diz um amigo meu: " So me saem duques e cenas tristes!!!"
terça-feira, 16 de dezembro de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
se calhar, se fosse dor de cotovelo psicológica tinha sido mais fácil de tratar porque não seria possível dormir tão bem.
eu até acho que a médica agiu bem. quem é que espera ter um diagnóstico ou fazer quaisquer análises quando vai ao médico para se queixar de qualquer mazela?
enfim, são mesmo duques e cenas tristes...
Ora ia eu todo lampeiro a postar uma valente postadela quando reparei que já havia uma em baixo.
Só te perdoo teres tirado o meu protagonismo porque estás marreca. Experimenta ir a um osteopata que médicos desses são bons é a limpar retretes!
As melhoras!
Ola e ai o que você fez? Fisioterapia forçada?
Débora
Enviar um comentário