sexta-feira, 17 de abril de 2009

Desabafo

Que se FODA a FCT!

Tenho dito

5 comentários:

Catarina disse...

uoi??? Qué passa???

grão de pó disse...

não percam o espírito de denunciar a coisa.
*

Ana (Guida) Santos disse...

Passo a explicar: O Joaquin tinha conseguido um contracto Ciencia 2008 la no CBA. Estes contractos sao financiados pela FCT que autoriza as Univs a abrirem posicoes, ate um maximo de 10% do numero de doutorados que trabalham na instituicao. No caso do DBA seriam 7, mas eles decidiram abrir so 5. A semana passada o CBA recebeu uma carta da FCT a dizer que agora so aprovam um dos contractos! Isto significa que 4 pessoas vao ficar sem trabalho, apos uma espera de 6 meses e de lhes terem garantido que tinham um trabalho! E nem deram justificacao de nada, nem que criterios seguiram! Parece que esta decisao afectou tambem mais universidades, que tambem viram reduzido o numero de posicoes.
Agora o CBA vai ter que decidir (tem so 10 dias, por isso para a semana que vem ja devemos saber alguma coisa) qual dos 5 leva a posicao... ou seja, vai ter que escolher uma pessoa dessas cinco, que sao todas de areas de investigacao bastante distintas! O Joaquin tem boas hipoteses, porque tem um CV muito bom, mas independentemente de quem leva a posicao, e uma grande vergonha, e a malta esta a organizar-se para denunciar isto nos jornais...so espero que as coisas nao fiquem em aguas de bacalhau... o Joaquin (e provavelmente todos os outros) tinha deixado de concorrer a outros trabalhos e deixou passar algumas oportunidades que eram bastante boas, so porque pensava que isto estava assegurado.

Acho que foi a primeira vez na vida que me senti realmente envergonhada do meu pais... a malta aqui do Imperial nunca tinha ouvido um historia tao alucinante!
Ja estou mesmo naquela fase em que se nao formos para Lisboa ja nao me importa muito... isto nao se faz a ninguem! Imagina a reputacao com que a ciencia em Portugal vai ficar!

Anónimo disse...

Não sei porque é que isso ainda te espanta. Se te disser que o ex-chef do Miguel, quando estava à frente do Observatório Astronómico de Lisboa organizou uma colaboração entre várias Universidades do país para analizarem dados fornecidos pela esa, com a esa a financiar o projecto... No fim eles receberam o dinheiro da esa e nunca mais trabalharam no projecto. Como ves a ciencia em Portugal é uma enorme fantochada.

Ana (Guida) Santos disse...

Ate agora eu era contra essa atitude tao negativa e derrotista face a ciencia portuguesa... afinal de contas se todos pensamos assim (a atitude do emigrante, que acha que em Portugal tudo e uma merda), o pais nao avanca. Situacoes pontuais como a que contas existem nao so em Portugal... mas isto da FCT ja e mais generalizado e poe em causa toda a credibilidade do sistema cientifico portugues. Por isso agora perdi toda a esperanca em Portugal, e sinceramente se ja nao formos para Lisboa, ja me da igual. Quem perde e o pais pois o Joaquin e realmente um grande investigador e penso que nunca mais ira concorrer a qualquer outra posicao em Portugal. Serei mais uma emigrante que nao acredita no seu pais!