segunda-feira, 5 de dezembro de 2005

Tradições

Pois hoje por terras Holandesas é Sinter Klas. Isto é a versão Holandesa do Pai Natal. O homem das barbas e do barrete vermelho chega aqui mais cedo, ou seja, dia 5 de Dezembro, para dar prendinhas aos moninos e moninas que foram muito bonitos durante o ano. A parte mais interessante de tal tradição é que o senhor traz uns ajudantes um quanto peculiares e fora de época: escravos. Tais ajudantes são chamados os Zwarte Peters (Os pedros pretos). Os meus amigos... nos dias que correm alguém se esqueceu de informar este pai natal que a escravatura já acabou e que hoje em dia em qualquer país civilizado é crime. Pois parece que aqui se fazem excpções para o Sinter Klas.
Diz a tradição que o senhor era um bispo Turco, que vivia em Espanha e que vinha de barco até à Holanda com os seu escravos pretos para dar prendas. Claro que a versão suavizada da coisa varia de pessoa, para pessoa, porque hoje em dia a escravatura já acabou e nós não queremos que pareça mal ter escravos, não é? Então para os menos imaginativos os escravos passaram a meros ajudantes e ficam-se por aqui. Para os mais imaginativos, eles são pretos porque se sujaram a descer a chaminé!
Pois é... tradição é tradição e a verdade é que os Zwarte Peters continuam muito populares por aqui e constou-me que há uns anos atrás algum Sinter Klas teve a brilhante ideia de exibir os seus Zwarte Peters dentro de uma jaula.
Mas como eu já tinha dito antes... os Holandeses não são o povo mais normal do mundo (afinal eles incentivam as mulheres a terem os partos em casa "au naturelle")!
Tradições!!!!

2 comentários:

andrea disse...

antes de mais faço aqui uma correcção, Sinterklass não é no dia 5 de Dezembro mas sim no dia 6!... e o Zwarte Peter é só um!
mas como tu também me indignei sobre a raça do miúdo, mas perguntei e lá me explicaram que o Peter só ficou ZWARTE (PRETO) quando desce a chaminé para abrir depois a porta ao Sinterklass... ou seja ele não é de raça preta,m as sim está todo chamuscado de tanta chaminé que desce!

esta é a versão dos belgas e holandeses com quem falei sobre o assunto.

mas gostei do post! ;)

Hugo disse...

Ha' sempre uma boa maneira de saber se o Zwarte Peter e' ou nao de raca negra... No entanto a metodologia envolve a remocao, ou apalpacao, da area circunscrita 'a cuequinha.
Ja' experimentaste Ines? Como biologa claro!